Apresentação

O projecto SILVAPLUS pretende desenvolver uma nova cadeia de valor baseada na produção, transformação e consumo de biomassa florestal primária para fins energéticos. O projecto foi delineado de forma a privilegiar uma componente prática e operacional, através de acções focalizadas em territórios específicos (Pontevedra e Minho-Lima), desenvolvendo novas áreas de actuação, que possam posteriormente ser transferidas para outras áreas, potenciando o seu efeito demonstrativo.

Com o projecto SILVAPLUS queremos contribuir para alterar o paradigma da gestão florestal actual integrando a componente da produção e exploração de biomassa florestal e assim minimizar um constrangimento da actividade florestal que é o longo prazo de produção dos seus produtos, introduzindo um, de mais curta rotação, que é a biomassa florestal.

Por outro lado pretende-se influenciar a alteração de comportamentos de consumo energético incentivando e criando oportunidades para a utilização de combustíveis renováveis e de produção local, contribuído para optimização dos recursos e emprego local.

Organização do Projecto



Sustentabilidade

Diversificar e Inovar são aspectos chaves para garantir a sustentabilidade da floresta. Num contexto particularmente difícil, com particular incidência para o sector florestal, importa criar soluções que permitam um aumento da capacidade de investimento na gestão, diminuindo risco e aumentando produtividades, através da geração de receitas de mais curta duração, como é o caso do aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos, a escalas locais ou regionais, numa lógica de desenvolvimento local.




voltar
seara.com