Noticias






Com o intuito de dar a conhecer e clarificar as potencialidades dos recursos florestais na produção de biomassa florestal e as oportunidades do seu aproveitamento para fins energéticos, realizou-se no dia 10 de maio, em Valença, a ação de formação Valorização da biomassa florestal enquanto fonte de energia, ação promovida pela Forestis no âmbito do projecto Silvaplus.

Nesta ação participaram 26 pessoas, maioritariamente, proprietários florestais e representantes de entidades gestoras de baldios, mas também técnicos, prestadores de serviços e empresários ligados a este ramo.

A qualidade dos formadores convidados e o interesse dos temas abordados suscitou uma grande participação dos formandos e a troca de ideias e esclarecimentos contínuos com os formadores.

João Ferreira, da Universidade do Minho, introduziu conceitos ligados à biomassa e ao seu aproveitamento para energia, fez o ponto de situação do mercado atual da biomassa e perspetivou as tendências futuras.

Enquanto, Manuel Antão, diretor executivo da Associação Florestal do Concelho de Góis, partilhou a experiência desta associação no aproveitamento de biomassa, que envolve os proprietários florestais e outros agentes locais.

Do Centro de Investigação Florestal de Lourizán (Galiza), Gabriel Toval, deu a conhecer distintos modelos silvícolas orientados para aumentar a produção de biomassa florestal.

volver
seara.com